É tentando o impossível que se realiza o possível!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Objectivos dos Recursos:

- Despertar e prender a atenção;
- Melhorar a retenção de imagem visual e da formação;
- Favorecer a observação e a experimentação;
- Facilitar a apreensão de um tema ou conceito;
- Diminuir o tempo de formação;
- Facilitar a troca de ideias;
- Facilitar a actividade do formador.

  • Todo e qualquer recurso utilizado no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e objectivando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem é considerado um recurso didáctico.

Objectivos

Funções dos objectivos:

  • Factor de clarificação, que permite eliminar ambiguidades e garante uma maior congruencia entre os critérios desejados;
  • Instrumentos de comunicação e entendimento;
  • Instrumento de orientação da acção do formador;
  • Guia para o formando;
  • Instrumento de rentabilização da formação.

Os objectivos devem ser:

  • quanto à forma - concisos e claros;
  • quanto ao conteúdo - precisos e evidentes;
  • quanto ao significado - úteis.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aprendizagem

A aprendizagem consiste em ajudar a desenvolver nos indivíduos aptidões que os tornem capazes de estabelecer uma relação pessoal com o meio em que vivem (físico e humano). É um processo que varia de individuo para individuo e que depende da capacidade de memorização dos contéudos, da idade, do ritmo e dos conhecimentos anteriores.
Perante um grupo diversificado deve-se atender às diferenças individuais e em função delas estabelecer uma estratégia que permita a sua atenuação.
Segundo Bandura a aprendizagem é social, por observação ou por modelação, ou seja, é um processo de socialização que decorre desde o nascimento até à morte dos indivíduos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aprendizagem como exemplo

Escuta Activa

Escutar é uma atitude de disponibilidade para receber as mensagens dos outros e tentar compreende-las.
Algumas características:
- Colocar-se no lugar do outro (empatia);
- Saber deixar falar, sem interromper;
- Centrar a atenção no comportamento verbal e não verbal;
- Manter os canais comunicacionais abertos;
- Não emitir juízos de valor;
- Não deixar transparecer emoções pessoais.

Antes de realizar o auto-diagnóstico de escuta activa, tinha a ideia que era uma óptima ouvinte, afinal tenho que melhorar alguns aspectos da minha escuta activa :)

"Quem fala semeia, quem ouve colhe"

Comunicação é...

"É impossível não comunicar...."

domingo, 6 de junho de 2010

Liderança (Autoritária)

Liderar é a actividade de influenciar pessoas, fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo.
Existem diferentes tipos de liderança, nomeadamente, a democrática, a autoritária e a liberal.
Relativamente à liderança autoritária, este tipo não promove a comunicação entre os elementos do grupo, uma vez que o grupo fica dependente do líder.
Considero que esta imagem exemplifica claramente este tipo de liderança.

A entrada na blogosfera

Este é o meu 1º blogue, espero que gostem =D